sábado, 21 de agosto de 2010

EUA e China, qual é o pior?


Uma parte que precisa realmente de cooperação vinda dos EUA e da China são suas políticas de energia e as mudanças climáticas, pois os dois países dão conta de mais de 50% do total de consumo de carvão. Enquanto sua participação combinada nas emissões de gases estufas chega a 40%, isto é, consomem quase a metade da média mundial. Do que adianta os dois países serem as maiores potências do mundo, se falta uma união entre eles relacionada ao clima.
Se um acordo internacional tão esperado de proteção ao clima deve ser fechado, uma ação muito maior para redução das emissões de CO2 será necessária de parte dos EUA, assim como um comprometimento obrigatório por parte da china para redução de suas queimas de carbono. No fim das contas, de qualquer forma, o acordo global sobre o clima é refém da cooperação dos EUA e CHINA. É por isso que um impasse entre os dois países é um problema que envolve o mundo inteiro.

Mas não se engane, tirando esse papel sem progressos de um acordo entre os dois países, a China não esta exatamente parada em relações ás questões energéticas e ambientais, em 10 anos o país cortará seu consumo de energético em cerca de 60%, e esta investindo em um projeto de energia nuclear, resumindo é impossível. Os cálculos cruéis sobre o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera simplesmente não permite mais 10 anos de espera. Para realmente diminuir o consumo nesses 10 anos, o mundo especialmente os EUA deve criar uma parceria forte e segura com a China em relação á redução de emissores.

Uma boa hipótese para os americanos seria criar uma nova campanha pelo desenvolvimento de energia LIMPA, que envolva grandes e pequenas empresas, laboratórios nacionais, universidade e organizações não-governamentais. O objetivo é acelerar e examinar a nova geração de energia limpa, pois até hoje são os EUA que apresentam uma tecnologia super avançada e estudos capazes de acelerar os tais projetos.

Um comentário:

  1. precisamos mais do que o protocolo de kyoto e o crédito de carbono para contê-los!

    ResponderExcluir