quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Boas mudanças para os bons


É preferível mudar? As estações do ano mudam, a temperatura muda e, da mesma forma, as pessoas mudam. Acontece que essas mudanças podem permanecer como algo adicionado à nossa personalidade ou serem apenas uma característica nova, adquirida com algum propósito, nada que faça parte de nós.

Ultimamente eu tenho sido extremamente racional - mais do que sempre fui - e eu não tenho escolha. Essa é a pior mudança que o ser humano pode querer, pois é necessário moldar-se de acordo com as circunstâncias e apaziguar determinadas situações. Levo isso como uma censura a mim mesma, coisa a qual me nego a aceitar, mas é inevitável, o mundo exige muito de cada um de nós e, ao sermos nós mesmos e respondermos qualquer atitude, ele nos condena.

Terceiros vêem com suas adagas, flechas e canhões para acusar qualquer respiração em falso ou até a mais fraca as palavras ríspidas que dizemos para alguém. As pessoas nos condenam a prisão perpétua momentânea e, mal sabem elas, que isso não passa de uma fase, elas também estão mudando para encaixarem-se no julgamento do mundinho atual.

Apesar do veto, até me sinto melhor sendo mais fria em relação a determinados sentimentos, isso nos mostra como lidar com os estranhos e não esperarmos muito mais do que “nada” para que, assim, não tenhamos novas decepções. Aprendi que os bons não duram muito – daquela mesma forma que os bons morrem cedo por não saberem, ou para não precisarem, enfrentar com o mal – e já dizia o mestre David Coimbra: “as mulheres gostam dos canalhas, por isso eu tento ser um mesmo que não consiga”. Acredito que isso possa expressar com melhores palavras meu raciocínio. Os bons duram pouco na nossa severa realidade, é preciso uma pitada de maldade e de seriedade para conseguir lidar com tudo.

Por fim: é preferível mudar? Sim. Para mim, as mudanças fazem com que queiramos ser pessoas mais dispostas e desafiadoras, elas não vem em vão. Se o propósito for nos deixar mais acessíveis a novas oportunidades e ao conhecimento de outras criaturas, por que não? As reviravoltas podem nos manter bons porém racionais, afinal os, verdadeiramente, maus sempre perdem, já ensinavam os filmes.

6 comentários:

  1. Esse com certeza é o teu melhor texto! Parabéns Gloria

    ResponderExcluir
  2. o primeiro comentário é da malu, tenho certeza!

    ResponderExcluir
  3. não curti, não concordo, não aceito...

    ResponderExcluir
  4. que engra essa pessoa ai que falou "não curti, não concordo, não aceito... ", o que diabos essa criatura teria que aceita? uauhuhaa

    ResponderExcluir
  5. Só não muda quem não quer... a mudança é necessaria, faz parte do ser humano, mas tb acho que existem pessoas que não aceitam as mudanças e que não fazem ou querem mudar, essas coitadas, não vão adicionar nada...

    ResponderExcluir