sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Rí coração, triste palhaço"

Então, paramos pra pensar. Quantas coisas nós, ainda crianças, suportamos. Você talvez não tenha fortes lembranças, mas é muito provável que se não você mesmo, alguém próximo não esqueça nunca de como sofreu, numa época onde nós só devemos conhecer alegria.
Assunto batido? Sim. Resolvido? Nem perto disso.
É uma necessidade tão forte a de se sobressair? Crianças podem ser cruéis, isso é fato. Quando as diferenças são notáveis, quando os valores da nossa sociedade se invertem e educação é passada dos pais para a escola, o que resta? Religiões que dizem o que podemos, dogmas ultrapassados, seguidos por pessoas que pararam no tempo e não enxergam as mudanças mais aparentes.
Em matéria de preconceito, qualquer um pode tirar nota dez. Menino educado é gay, e ser gay é errado, negro é feio, menina com dislexia é burra, deficiente é inferior. Falta igualdade nos currículos, falta capacidade de educar o mundo, para o real, e não para uma fantasia crente. Exaltamos-nos com atos covardes de adultos com problemas psicológicos, mas quando vamos começar a agir na raiz destes problemas?
Na próxima vez que for trocar palavras com uma criança, pense duas vezes antes de rir dela, porque rir com ela seria, além de mais cordial, faria ela mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário