quarta-feira, 28 de abril de 2010

DIAbético pode beber?


Se você tem diabetes e toma insulina ou comprimidos, quando tomar alguma bebida alcoólica você corre o risco de baixar o açúcar no sangue. Para se proteger, nunca beba com o estômago vazio. Planeje beber junto a uma refeição ou após um lanche.

Como o álcool aumenta suas chances de ter baixo açúcar no sangue?

Normalmente, quando o nível de açúcar no sangue começa a cair, seu fígado começa a agir. Ele começa a trocar o carboidrato armazenado por glicose. Em seguida ele envia a glicose para o sangue, o que ajuda a evitar ou reduzir a velocidade da reação do açúcar no sangue.

Todavia, quando o álcool entra no seu sistema, isto muda. O álcool é uma toxina. Seu corpo reage ao álcool como se fosse um veneno. O fígado quer tirá-lo do sangue rapidamente. De fato, o fígado não enviará glicose novamente até conseguir se livrar do álcool. Se o nível da sua glicose estiver caindo, você pode terminar com o nível de glicose no sangue muito baixo.

Quando você mistura álcool e exercício, você aumenta o risco de hipoglicemia. Isto acontece porque o exercício ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue. Digamos que você acabou de jogar tênis. Você bebe uma cerveja após o jogo. Mas horas após o jogo, seu corpo ainda está trabalhando. Ele está repondo a energia usada pelos seus músculos. Para fazer isso, ele limpa a glicose do sangue e a acrescenta ao depósito muscular. Este é o motivo do exercício causar baixa nos níveis de açúcar no sangue.

Se você toma insulina ou comprimidos para diabetes, eles também estão trabalhando para limpar a glicose do sangue. A menos que você coma ou seu fígado acrescente glicose ao seu sangue, você pode estar rumo a um nível baixo de açúcar no sangue. Se você beber uma cerveja, o álcool impedirá que o seu fígado envie glicose. Suas chances de ter uma hipoglicemia são maiores.




Fonte : Diabéte american

Nenhum comentário:

Postar um comentário